terça-feira, 28 de agosto de 2007

"Quero ser pequeno"




E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.( Mateus 18:3)




Cuidado com o que você pede a Deus. Você pode acabar sendo atendido.


E isso tem acontecido comigo.

Um tempo atrás, pedi a Ele que me ensinasse, tudo novamente.

Tenho vivido a ressaca ainda, de um drama pessoal que tem me subjugado as vezes.
Por conta disso , há momentos em que me sinto prostrado.


Isso tem me ensinado


É o que tem acontecido.


Outro dia me peguei assobiando uma musica que aprendi na infancia na igreja.

Quando percebi a musica, um turbilhão de lembranças e emoções me invadiram, passei a lembrar de algumas coisas e isso me despertou uma saudade enorme.


Ando com muitas saudades.


Quero crer que "Ele" que tem colocado isso em meu coração, pra me ensinar algumas coisas.


Sinto saudade do que não sei direito. Talvez queira voltar ao tempo em que meu mundo era grande e eu tão pequeno.

A saudade também tem me ensinado.

Ela tem me ensinado, sobre a necessidade de ser criança novamente.


Me lembro de minha primeira bíblia, ganhei ela num concurso de perguntas e respostas bíblicas, dessas gincanas que faziam antigamente (se continuam fazendo não sei), numa igreja empoeirada na periferia de sampa.
Tinha uns...oito anos acho, me lembro da última pergunta, que foi a que me tornou vencedor:

- Atenção crianças, quem foi chamado “o profeta chorão”??

-JEREMIAS!!!

Nem acreditei quando coloquei minhas mãos naquela bíblia, que agora era só minha. Preta de capa dura, tinha uns mapas meio esverdeados nas ultimas páginas, e a linguagem era daquelas antigas, sem nenhuma figura, nada que estimulasse uma criança a ler.

Tentei, mas era difícil entender, muito difícil,horrível na verdade.

Enfeitei ela com uns adesivos pra incrementar. Não tinha ainda bíblia pra crianças, na verdade me parece que não havia muita preocupação com nada disso.


Me lembro, não só das brincadeiras como a que me fez vencedor da tal bíblia, mas tambem das dezenas de pãezinhos com carne louca e Ki-suco que consumi, nos finais de vigílias e programações da igreja. Eu e meu irmão, o Langa. (Langa é o apelido dele) .


Ele é 7 anos mais velho que eu, então além de ele ter que conviver com tudo isso, ainda tinha que ajudar a tomar conta de mim, e acredite, eu era muuuito malinha !


Outro dia achei uma foto minha e dele na porta da igreja, cabelinho milimetricamente repartido e reloginho do pica-pau no pulso (eu achava o máximo ).

Pra mim tudo isso era festa, eu era criança, mas ele era um pré-adolescente, então viu ?

Sobrevivemos.

Depois de sofrer grandes dores causadas pela igreja em minha vida adulta.

Depois de me comprometer até as entranhas e sem medir esforços e nem distâncias ,
mudar de estado, padecer privações que nem imaginava, depois de magoar e ser magoado, depois de em nome da religião dar uma vida de sacrifícios a quem estava ao meu lado, amealhar vitórias e derrotas, conhecer frustrações e realizações.

Depois disso tudo, descobri uma coisa.
Eu descobri que não me acostumei com os adultos.


Depois de viver ao lado de , teólogos, fariseus, auto-ditadas, soberbos e idiotas defensores apologétas das “doutrinas cristãs”, conviver com gente grande, e de quase ter minha fé asfixiada pela igreja, ando bem decepcionado.

Quero de volta a minha infância, mas sei que é impossível, então me resta um consolo, o consolo de que o reino de Deus pertence aos meninos.

Um resgate, um retorno a simplicidade, a ausência de projetos.


Um retorno a hábitos mais simples .

Meu melhor sermão, foi no último sábado quando coloquei minha filha pra dormir contando a parabola do semeador em um livrinho infantil pra ela.
Os olhos dela absorvendo a história me comoveram.

Nesse domingo a tarde mesmo, me "acabei" fazendo bolinhas de sabão na rua com minha filha, e correndo ao lado da bicicleta com rodinhas dela.

As gincanas com perguntas bíblicas de minha infância, tinham mais sabedoria de Deus do que as reuniões de sinédrio atuais com seus moralistas de plantão, que se acham representantes de Deus... sim, meu coração angustiado deseja novamente ser menino , deseja reaprender.




Espero que consiga !

3 comentários:

Giovana Savazzi disse...

Amor, sempre estou aqui....até mesmo qdo não sigo nada. Sou sua maior leitora...continue, nunca pare.
Vc foi otimo neste texto.

Giovana Savazzi disse...

Amor, sempre estou aqui....até mesmo qdo não digo nada. Sou sua maior leitora...continue, nunca pare.
Vc foi otimo neste texto.

Unknown disse...

"Alma aberta" eu diria.
Entendo exatamente o que esta se processando com você. Mas, se me permite usar de uma voz "experiente" (no sentido de ter mais tempo de vida)acredito que você esta vendo, o que é de fato ser adulto.
Ser adulto tem haver com abrir a alma. Você esta crescendo. Não tem como ser diferente. O saudosismo, a reflexão, o valor, a simplicidade, faz parte do amadurecimento da alma. lembre-se que o Cristo pede que sejamos "como" crianaças, porém, em pele adulta.
Bem vindo!
Acho ótimo seu amadurecimento de menino.