segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Bíblia pra que ?!


Essa noite me detive no capítulo 2 do polêmico livro do Apocalipse.

Mais especificamente onde fala da igreja de Pérgamo nos versos de 12 ao 17. Há alguns elogios nesse texto, mas as repreensões me chamam a atenção por um motivo.
As acho muito pertinentes!!

Eu explico.

O texto diz que eles (a igreja de Pérgamo) estavam seguindo doutrinas, ensinos estranhos de Balaão e tambem dos Nicolaítas. Se eu for explicar o que é isso, o texto aqui vai ficar enorme e ninguem vai querer ler, mas basta saber que eram ensinos totalmente contraditórios aos ensinos pregados por Cristo ok?

Portanto essa moçada recebe uma advertência quanto ao perigo de seguir outros ensinamentos além da doutrina apostólica, eles estavam se afastando dos ensinos genuinamente bíblicos e “viajando” em ensinos cheios de mágia e paganismo.

A igreja evangélica brasileira tem experimentado, nas duas últimas décadas, o maior crescimento numérico de sua história.

Mas ao mesmo tempo não havia demonstrado tanta fragilidade teológica e doutrinária em suas práticas como se observa hoje, e isso é consequencia direta da falta de maturidade e centralidade na palavra de Deus.

Infelizmente o mundo gospel (neopentecostal ou evangélico) vem sendo conhecido pelo seu nanismo cultural, superficialismo ético e cinismo teológico.

Os motivos disso são muitos. Temos um povo evangélico com síndrome do Peter pan. Eternas crianças imaturas na sua fé. Os motivos são muitos, aqui trato de pelo menos dois.

Primeiro:
Nunca foi tão facíl exercer o oficio de pastor ou pastora no contexto brasileiro como atualmente. Um sujeito com pouquissimo tempo de conversão ou ainda sem o mínimo preparo teológico e bíblico, se intitula pastor, aluga um salão para o inico de suas pregações e pronto. BUM !

Com apenas R$30,00 é possível abrir uma igreja em Curitiba. O preço equivale ao valor máximo cobrado para o registroda ata e do estatuto do estabelecimento nos cartórios de títulos existentes na cidade. As igrejas são registradas como entidades civis, estando livres do pagamento de impostos.

Segundo a secretaria Municipal de Finanças, 40% dos alvarás emitidos em 1997 até Julho de 1999 se referem a igrejas evangélicas. São pequenas igrejas criadas principalmente na periferia da cidade, e que pertencem a linha pentecostal, muitas funcionam até mesmo improvisadas na casa dos próprios fundadores.

Segundo:
Interesse em fazer a igreja crescer a qualquer preço.
O movimento evangélico tornou-se refem do marketing
A tentação dos números torna o ensino biblico cada vez mais superficial, e o que é pregado é apenas adaptado ao interesse do povão. Vivemos na sociedade do capitalismo selvagem, portanto, cifras = sucesso e benção, o resto...nem preciso dizer né?

A semelhança da igreja de Pérgamo, a magia evangélica, ou boacumba, ou macumba evangélica mesmo, tá rolando solta. É descarrego daqui, corredor dos 318 de lá e assim a coisa vai.

O anuncio da fé fica em segundo plano na tv diante dos ícones da industria gospel, que cobram altos valores pra pregar, cantar e testemunhar nas igrejas, isso porque “no mundo” eles jamais fariam sucesso.

E o paradoxo disso é que nesse supermercado de serviços, nessa babel gospel,nunca houve tanta venda de bíblia. Bíblia da mulher, bíblia teen, bíblia das profecias, bíblia apologética, bíblia de batalha espíritual e vitória finaceira, bíblia pentecostal, bíblia rosa, preta de zíper e velcro de pano, de lã e até... de couro...ufa Mas tambem nunca houve tanto desdém, desprezo, molecagem, irresponsabilidade e descaso com seu ensino.

Os sermões estão rasos vazios sem convite ao arrependimento,cheios de vaidade é só auto-ajuda, e pastores estilo Lair Ribeiro.

É um evangelho com muita benção (leia-se grana) e sem cruz. Sem bíblia.

Bom, encerro dizendo que estou irritado e sem esperanças na igreja. Mas acima de tudo estou triste. Triste porque sei que não falei nenhuma novidade aqui.

Infelizmente...chovi no molhado !

2 comentários:

Unknown disse...

Certo.
Você pode ter chovido no molhado, mas serve de desabafo/despertamento.
Honestamente minha torcida é para ver você fazendo a diferença, mesmo no meio deste caus.
Somando-se ao espiritos daqueles que lutaram para ver Bíblia e Cruz presentes nas comunidades (...homens que a terra não foi digna.. Hb).

Liliane disse...

Glorifico ao nosso Deus maravilhoso, pq vc é mais um dos que não se cegaram.
Existem poucos que se molham nas águas dessa chuva... então, você pode não estar chovendo no molhado. Ainda há muita seca.
Tenho esse mesmo sentimento de frustração e impotência que vc parece ter sentido ao escrever. Mas Ele nos avisou como os homens seriam no final dos tempos e falou bem sobre a Babilônia que está de volta, "se achando" a poderosa! Fique firme e continue fazendo cair essa chuva. Não se acostume com a situação que vivemos! Essa indignação não pode jamais virar conivência, omissão ou desistência. Não podemos jogar a toalha. Imagina Jesus, que mesmo sabendo de tudo isso, se entregou por nós...como ovelha muda!