quarta-feira, 30 de julho de 2008

Briga da Casal - JV Na Estrada

Deus, a tardezinha no parque!




O Engomadinho estava totalmente alheio e indiferente ao espetáculo de cores a sua volta. Como podia não estar enxergando ??

Eu explico!

Outro dia Deus me presenteou.

Sim enxerguei como poucas vezes sua presença e beleza num por de sol num parque.

Fiz uma breve e despretensiosa caminhada na beira do lago, quando sentindo a brisa suave da tarde que soprava; repentinamente meus olhos foram abertos pra uma outra realidade.

De uma hora pra outra fiquei emocionado quando olhava pra tudo em minha volta.

As pipas no ar, a molecada correndo, os patos no lago, o pipoqueiro, as pessoas conversando animadamente, as mães com as crianças...pensei: - Quanta vida, quanta cor, Deus ta aqui !


Em segundos, lembrei-me de como minha alma ja foi meio criança e simples e em algum momento foi varrida em razão de um sentimento de pseudocomplexidade


Existe uma maneira de descomplicar? Há um caminho de volta a simplicidade?


A tarde no parque me mostrou como Deus é simples.

Ele sempre começa pelo fim.
Em Genesis o dia começa com a tarde e termina com a manhã: " E foi tarde e manhã do primeiro dia"...o sol se põe, mais um dia se inicia.

O fim é o lugar do começo.

Deus está no entardecer.

No parque, no jardim, no lago, no playground,na mesinha de xadrez dos velhinhos,nas manifestações de humanidade da vida, no crepusculo e entardecer da vida.


De repente passei por ele, o sujeito engomadinho estava lá, empoleirado em cima de uma pedra com terno e gravata pretos, pregando pra uma camera um discurso rispido, de cara amarrada ele não percebia a vida de Deus naquela tarde, tava ocupado demais fazendo ameaças de maldições e falando do inferno pra camera, era só olhar e ver que a figurinha destoava absurdamente do cenário do entardecer.



Tive dó de quem iria assisti-lo, a religião é assim mesmo. Indiferente e nada horizontal.


Continuei minha caminhada curtindo aquela brisa de Deus e pedindo que ela soprasse tambem sobre minha alma trazendo luz candente sobre esse meu báu fechado e mofado, brisa reconfortante que refrigera minha psique e interioridade.

Tomara que essa tarde seja um novo dia que se inicia pra mim.

terça-feira, 22 de julho de 2008

O Laerte entendeu !!

O caminho para o alto, é para baixo. ( Um pouquinho sobre Henri Nouwen)





Adam é um homem de 25 anos que não consegue vestir-se, andar , falar nem comer sem ajuda. Não chora nem ri. Muito raramente olha nos olhos de alguem. Suas costas são encurvadas, seus movimentos descoordenados. Sofre de uma grave epilepsia muito grave, e apesar dos medicamentos tem convulsões fortíssimas com freqüência e em algumas vezes chega a soltar um involuntário gemido imenso.

É necessário em média 1 hora e meia para acordar Adam, dar-lhe os remédios, carrega-lo para o banho, lavá-lo, barbeá-lo, escovar seus dentes, vesti-lo, levá-lo a cozinha, dar-lhe o café da manhã, colocá-lo na cadeira de rodas e conduzi-lo ao local onde passa a maior parte do dia em exercícios terapeuticos.

Gosto muito do escritor Henry Nouwen. Como a maioria, virei fã ao ler seu clássico, “A volta do filho pródigo”, livro recomendado pelo Edú, meu irmão mais velho.

Não sei se você sabe disso, mas ele deixou seu posto na universidade de Harvard no ápice de sua carreira e foi para uma localidade chamada Daybreak, perto de Toronto para desempenhar tarefas como a descrita acima. Em vez de ministrar a intelectuais assumiu o cuidado de Adam, considerado por muitos um vegetal, ou alguem que não deveria ter nascido. Mesmo assim até o fim de sua vida Nouwen afirmava que “ele\' e não Adam havia sido o maior beneficiado nese relacionamento estranho.

Ele disse que fazendo isso alcançou uma paz interior tão satisfatória ao ponto de suas outras atividades, apesar de mais intelectuais, parecerem tediosas. Logo que passou a cuidar daquele homem-criança, percebeu a violência, rivalidade, competição e obsessão que existia em seu anseio pelo sucesso na vida acadêmica e no ministério cristão.

Com Adam, Nouwen aprendeu aos poucos que o caminho para o alto é voltar-se para baixo e o que nos faz humanos, nã é a mente, mas o coração, não é a habilidade de pensar, mas a capacidade de amar.

Acredito que um dos principais problemas dos “astros cristãos” hoje seja o de distorcer alguns valores do reino de Deus e acabar se dedicando em construir uma carreira de “estrelas” bajulados por todos e que dominam revistas e programas de TV e não de “servos”. Sim todos bajulam as “estrelas” explorando as mínuscias de suas vidas: roupa que vestem, o que comem, que creme dental usam, que exercicios praticam , com quem casam.

Como Henri Nouwen disse:

“Mantenha seus olhos naquele que se recusa a transformar pedras em pães, pular de grandes aturas ou governar com poder temporal. Mantenha seus olhos no que diz: “Bem aventurados os pobres, os mansos, os que choram, e os que tem fome e sede de justiça; bem aventurados são os misericordiosos, os pacificadores e os perseguidos por causa da justiça”... Mantenha seus olhos naquele que é pobre com os pobres, fraco com os fracos e rejeitado com os rejeitados. Essa é a fonte de toda paz.”

Em outras palavras: Mantenha seus olhos no servo e não nas estrelas, a frase de Jesus que é mais repetida nos evangelhos é:

Aquele que quiser salvar a sua vida, perdêla-á, e quem perder sua vida por amor de mim, achala-á.

Sim, o caminho para o alto, é voltar-se para baixo!!

João Alexandre - Você pode ter ( Sem palavras, aperta o play que vale a pena !!)

Você precisa de que!?



NÃO PRECISAMOS DE MAIS UM FERIADO RELIGIOSO EM NOSSO PAÍS
Precisamos sim, fazer de cada dia, dia de serviço à Deus e às pessoas.

NÃO PRECISAMOS SER O MAIOR PAÍS EVANGELICO DO MUNDO
Precisamos sim, ser um país justo que valorize às pessoas de um modo que a imagem e semelhança do Criador seja restaurada em cada cidadão brasileiro

NÀO PRECISAMOD DE DECLARAÇÕES PROFETICAS
Precisamos sim, de pessoas que vivam de tal modo a FÉ CRISTÃ, que resulte em transformação da realidade brasileira.

NÃO PRECISAMOS DE MARCHAS DE MILHÕES EM UM SÓ DIA
Precisamos sim, de milhões de pessoas em cada dia servindo com amor ao outro em todos os lugares deste país e do mundo.

NÃO PRECISAMOD DE “MONTANHAS DE SAL” SOB HOLOFOTES
Precisamos sim, do sal diluído de um modo que desapareça entre milhões de pessoas, mas, que o resultado seja uma sociedade com sabor de dignidade.

NÃO PRECISAMOS DECLARAR QUE JESUS É DONO DE ALGO
Precisamos sim, viver desejando ser tão parecido com Ele, que fique claro para todos que pertencemos à Ele.

NÃO PRECISAMOS DE COREOGRAFIAS SANTIFICADAS DE PALCO Precisamos sim, de gente que vive no chão da vida, sob quaisquer circunstancias, o evangelho e todas as suas implicações.

NÀO PRECISAMOS IMPACTAR PELAS ESTATISTICAS
Precisamos sim, impactar pela solidariedade, que nos impulsione a radicalizar no amor, na graça, no perdão, no serviço ao outro.

NÃO PRECISAMOD DE CRENDICES, HAMULETAGENS, MANDINGAS EVANGELICAS
Precisamos sim, de gestos de amor incondicional ao outro.

NÃO PRECISAMOS DE “GRANDES HOMENS DE DEUS”
Precisamos sim, de seres humanos, pessoas, gente com cara de gente servindo no mundo.

NÃO PRECISAMOS DE “ESTRELAS” DA MIDIA NA MIDIA
Precisamos sim, de seres humanos, que sejam sal da terra incluídos na humanidade.

NÃO PRECISAMOS DE MESTRES DO VERBO
Precisamos sim, de mestres/pastores que quando falam os simples entendem.

NÃO PRECISAMOS DE PROMOTORES DO EVANGELHO DOS EVANGELICOS
Precisamos sim, de promotores do evangelho de Jesus de Nazaré

NÃO PRECISAMOS DE DOUTORES DA LEI OU DOGMAS EVANGELICOS
Precisamos sim, de doutores da alma humana.

NÃO PRECISAMOS DE ATIVISMOS OU ATIVISTAS RELIGIOSOS
Pecisamos sim, de servos servindo no anonimato às pessoas no mundo.

NÃO PRECISAMOS DE AGENTES DO EGO HUMANO
Precisamos sim, de agentes que se dobrem e lavem o pés dos feridos do mundo.

Do que mais NÃO PRECISAMOS???

O que de fato nós PRECISAMOS???

Acrescente à esta lista os itens que voce identificar após refletir sobre os movimentos evangélicos e religiosos que aconteceram hoje em nosso país.

Todos os itens que carreguem o espírito deste texto que voce acrescentar à esta lista, divulgarei

Com responsabilidade.

Carlos Bregantim
Caminho da Graça - Estação SP.