terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Do bem ou do mal?"



Outro dia a Babí (minha filha de 06 anos) achou aqui em casa um DVD de um filme bíblico deixado por minha cunhada.

Ela esqueceu um DVD da história de Davi.

Quando A babí viu que era a história de Davi, já me perguntou se tinha a luta com o Golias e ficou doida pra assistir, afinal ali era um “filme” e não as gravuras de sua bíblia infantil.

Pois é, como eu esperava ela ficou chocada com a cena da pedra na testa do Golias e pior ainda, foi quando depois de ter derrubado o dito cujo, Davi foi lá e cortou a cabeça do cara fora !!




Com muito jeito interrompi a última cena, sem deixar de contar o que aconteceu.

Acho que contando chocaria menos do que ela assistindo o sangue do Golias espirrando no rosto de Davi!

Mesmo assim, percebi que ela perdeu um pouco do encanto pelo Davi de sua bíblia infantil. Ele não parecia ser “do bem” afinal matou cruelmente o Golias.
Bom, o melhor é que consegui contornar e consertar as coisas.

Os personagens bíblicos são inconstantes em suas virtudes e os vilões não encarnam o mal absoluto. O único personagem bíblico absolutamente mal é Satanás.

Todos os demais agem com vileza e bondade; são execrados e aplaudidos.Igualzinhos a gente. Somos do "bem", mas as vezes agimoscomo quem é do "mal".

Jesus lidou com a alma humana como um vasto universo.
Ele era extremamente cuidadoso e jamais subestimava a subjetividade de cada pessoa.

Não deixou que apedrejassem a mulher apanhada em adultério. Considerava injusto que aqueles religiosos não levassem em conta o passado, os traumas, as feridas anteriores dessa mulher.

Só Deus conhece os porões de cada vida.
Só ele sabe as guinadas que a existência de cada um sofreu, e só ele tem critérios suficientes para lidar com as histórias humanas. E a melhor notícia é que Deus não nos trata segundo uma lei fria. Ele é um pai tão compassivo e bom que no Salmo 103 considera nossa fragilidade como pó e, por isso, afasta de nós as nossas transgressões.

Todos nós já nos comportamos como Davi.
Em algumas circunstâncias o rei “virou do mal”, mas encontrou a infinita disposição de Deus para tratar-lhe com misericórdia. Essa disposição é a causa pela qual nós também não fomos destruídos.

Agora, com a Babí, minha próxima tarefa é explicar a seguinte pergunta dela:

-Pai, não entendo, porque Deus confundiu as línguas l? Só porque construíram uma torre? O que tem demais? Eles eram “do mal” só porque construíram uma torre?

Haja paciência, e criatividade...

Um comentário:

Eduardo Medeiros disse...

Olha meu amigo, a babi vai longe...rss

agora, definitivamente, histórias bíblicas não são recomendáveis para menores de 18 anos rss

A Bíblia é violenta? claro que sim, pois lá está a história de homens, como você bem disse, com todas suas ambiguidades.

E toda violência das histórias de conquista de Israel são entendidas como guerra santa - Deus assim o ordenou: matem crianças, velhos, animais, escravizem as mulheres...do inimigo não se deve ter piedade. Era a atitude político-religiosa dos povos primitivos em justificar a violência se tal violência por deus fosse sancionada.

Todos nós somos capazes de atos violentos, isto está latente em nós e em nós reside potencialmente.

Agora, me diz aí, já encontrou uma boa resposta para a intrigante pergunta da Babi?

abraços.