segunda-feira, 22 de outubro de 2007

PAI BOM E BOM PAI


Minha filhinha não sabe de nada a meu respeito.


Para ela eu nasci faz quase cinco anos. Ela me viu crescer. Estou crescendo para ela o tempo todo, tanto mais...quanto nos vamos conhecendo...ela e eu. Ela é minha filha. Temos que nos conhecer.

Ela me “sabe” desde que começou a “abrir os olhos”...já me buscava em toda dificuldade...já sentia que o peito sobre o qual dormia....só podia ser proteção pra ela. Ela tem que me conhecer e eu a ela... Temos a vida toda...e espero que seja longa.
Como é doce o olhar do pai pra ela.
A cada dia percebo que poucos pais são tão beijoqueiros, afetivos, atenciosos e apaixonados como eu sei que sou.

Sei que parte do chamego é culpa de não poder dar toda a atenção que eu queria. Sei que um dia ela dirá que fui um bom pai, mas acredito estar ainda muito aquém, e os padrões são meus...não dela!

Hoje...eu amo minha filha como nunca. Com vontade de ser melhor... Creio que é por essa razão que estou me tornando um bom pai a cada dia ao invés de ser apenas um pai bom.

Meus Deus! Como é vaidosa! Cheia de opniões. Só que agora eu “saco” ela. Viajo junto...sinto o “baratinho” que rola na cabecinha dela.

Eu corria muito... Era muito beijo e afeto e afago...mas as mãos que afagavam a cabecinha dela tinham os olhos e os ouvidos alugados por alguém que falava, perguntava e aguardava uma “solução”. Sempre havia alguém... tarefas igrejeiras intermináveis Bem, os tempos mudaram.

A atenção tem que ser para ela. Os outros que esperem. Ela tem o direito acumulado de quem sempre esperou tudo acabar para chegar a vez dela.
Com ela...agora...nada é assim. Então, tenho que não só parar, mas também “entrar” no problema, na proposta, na brincadeira ou na solução—tudo isto não “para” ela, mas “com” ela...e sem distrações!

Com ela estou aprendendo que ainda posso, além de ser um pai que dizem ser bom, tornar-me, para mim mesmo, um bom pai.

Naquela correria de igreja sobraria tempo apenas para o pai bom, não para o bom pai.


O pai bom precisa ser bom. O bom pai...além de ser bom...precisa de tempo...e, sobretudo, de disposição para viajar junto...brincar nas casinhas da alma de cada um dos filhos.
Logo mais a Manú e a Clara vão chegar e participar da brincadeira também. E isso tudo começa como brincadeira na casinha de meu próprio coração. O pai bom pode ser um homem. O bom pai...tem que, além de homem...ser também criança. Assim, o papai pode crescer como pai.

A Babí trouxe a pedagogia...e o Pai do céu trouxe o tempo. Não tenho tido o tempo que gostaria de ter com ela, mas ainda dá tempo, tudo está no começo.

Há redenção em tudo!

Bíblia pra que ?!


Essa noite me detive no capítulo 2 do polêmico livro do Apocalipse.

Mais especificamente onde fala da igreja de Pérgamo nos versos de 12 ao 17. Há alguns elogios nesse texto, mas as repreensões me chamam a atenção por um motivo.
As acho muito pertinentes!!

Eu explico.

O texto diz que eles (a igreja de Pérgamo) estavam seguindo doutrinas, ensinos estranhos de Balaão e tambem dos Nicolaítas. Se eu for explicar o que é isso, o texto aqui vai ficar enorme e ninguem vai querer ler, mas basta saber que eram ensinos totalmente contraditórios aos ensinos pregados por Cristo ok?

Portanto essa moçada recebe uma advertência quanto ao perigo de seguir outros ensinamentos além da doutrina apostólica, eles estavam se afastando dos ensinos genuinamente bíblicos e “viajando” em ensinos cheios de mágia e paganismo.

A igreja evangélica brasileira tem experimentado, nas duas últimas décadas, o maior crescimento numérico de sua história.

Mas ao mesmo tempo não havia demonstrado tanta fragilidade teológica e doutrinária em suas práticas como se observa hoje, e isso é consequencia direta da falta de maturidade e centralidade na palavra de Deus.

Infelizmente o mundo gospel (neopentecostal ou evangélico) vem sendo conhecido pelo seu nanismo cultural, superficialismo ético e cinismo teológico.

Os motivos disso são muitos. Temos um povo evangélico com síndrome do Peter pan. Eternas crianças imaturas na sua fé. Os motivos são muitos, aqui trato de pelo menos dois.

Primeiro:
Nunca foi tão facíl exercer o oficio de pastor ou pastora no contexto brasileiro como atualmente. Um sujeito com pouquissimo tempo de conversão ou ainda sem o mínimo preparo teológico e bíblico, se intitula pastor, aluga um salão para o inico de suas pregações e pronto. BUM !

Com apenas R$30,00 é possível abrir uma igreja em Curitiba. O preço equivale ao valor máximo cobrado para o registroda ata e do estatuto do estabelecimento nos cartórios de títulos existentes na cidade. As igrejas são registradas como entidades civis, estando livres do pagamento de impostos.

Segundo a secretaria Municipal de Finanças, 40% dos alvarás emitidos em 1997 até Julho de 1999 se referem a igrejas evangélicas. São pequenas igrejas criadas principalmente na periferia da cidade, e que pertencem a linha pentecostal, muitas funcionam até mesmo improvisadas na casa dos próprios fundadores.

Segundo:
Interesse em fazer a igreja crescer a qualquer preço.
O movimento evangélico tornou-se refem do marketing
A tentação dos números torna o ensino biblico cada vez mais superficial, e o que é pregado é apenas adaptado ao interesse do povão. Vivemos na sociedade do capitalismo selvagem, portanto, cifras = sucesso e benção, o resto...nem preciso dizer né?

A semelhança da igreja de Pérgamo, a magia evangélica, ou boacumba, ou macumba evangélica mesmo, tá rolando solta. É descarrego daqui, corredor dos 318 de lá e assim a coisa vai.

O anuncio da fé fica em segundo plano na tv diante dos ícones da industria gospel, que cobram altos valores pra pregar, cantar e testemunhar nas igrejas, isso porque “no mundo” eles jamais fariam sucesso.

E o paradoxo disso é que nesse supermercado de serviços, nessa babel gospel,nunca houve tanta venda de bíblia. Bíblia da mulher, bíblia teen, bíblia das profecias, bíblia apologética, bíblia de batalha espíritual e vitória finaceira, bíblia pentecostal, bíblia rosa, preta de zíper e velcro de pano, de lã e até... de couro...ufa Mas tambem nunca houve tanto desdém, desprezo, molecagem, irresponsabilidade e descaso com seu ensino.

Os sermões estão rasos vazios sem convite ao arrependimento,cheios de vaidade é só auto-ajuda, e pastores estilo Lair Ribeiro.

É um evangelho com muita benção (leia-se grana) e sem cruz. Sem bíblia.

Bom, encerro dizendo que estou irritado e sem esperanças na igreja. Mas acima de tudo estou triste. Triste porque sei que não falei nenhuma novidade aqui.

Infelizmente...chovi no molhado !

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Zé Antônio, o pequeno gigante de Deus !


O Pr. José Antonio foi uma figura, um presente de Deus que passou pela minha vida.
Ele e sua esposa a diaconisa Savan.

Foram pais pra mim quando eu era um iniciante e inexperiente missionário no sul do país. Foram acredito que os anos mais dificeis e sofridos de minha vida, mas o pr. Zé Antonio estava lá. Me sentia protegido quando estava na casa dele.

Quantas histórias escutei daquele sábio homem, quantas risadas davamos juntos debaixo das árvores de seu quintal, eu escutava e aprendia com os milagres que Deus realizou na vida e vasto ministério daquele anonimo de Deus.

Com a idade avançada e debilitado pela sua doença, o via como um dos homens mais cheios de juventude que conheci.

Rimos muito de uma de suas histórias.
Ele conta que uma vez se perdeu no mato indo visitar uma casa de irmãos da igreja no interiorzão do Paraná, e acabou sendo perseguido por um boi bravo, no meio da fuga foi se cortando todo pelo mato, perdeu sua pasta de pastor (artigo indispensável aos pastores “da antiga”) e acabou caindo num buraco. Depois de muito tempo chegou a casa da tal familia todo esfolado e mal foi convidado a entrar. É rir pra não chorar.

Quando ele contava com toda sua sonoplastia a história se tornava maior ainda.

O homem deu a vida pela causa de Cristo.

Nunca almejou os holofotes igrejeiros, nem se contaminou pela política eclesiástica.

Um verdadeiro sobrevivente.

Foi mal tratado e injustiçado pela sua liderança inúmeras vezes. Foi perseguido, ficou só, foi traído, passou fome, mas criou seus filhos mesmo com o salário miserável pago pela igreja.

Esquecido e deixado de lado por homens burocratas da fé dos quais sinto profundo desprezo e ojeriza.

Mas foi muito amado por seu Deus a quem escolheu servir, por suas ovelhas e também por mim, um aprendiz.

Hoje entendi que não fui pra aquela igreja pra iniciar meu ministério em minha pimeira igreja como lider titular . Fui lá pra sentar debaixo daquela árvore e escutar o pr. José Antonio.

Achava engraçado como ele respondia as pessoas que o chamavam de “pastorzinho” com certo tom de deboche por sua limitação fisica ocasionado por uma rara doença que o impediu de crescer.

Ele dizia:
-Pastorzinho é seu narizinho !

Ele nã gostava muito dessa foto, dizia que ficava parecendo faróis de caminhão com esses óculos..

Fica aqui minha homenagem simples.

Tenho saudades desse gigante de Deus, espero um dia alcançar o tamanho de sua nobreza e fidelidade aos propósitos de Deus.

Pr. José Antonio, tenho saudades, queria ser pelo menos um pouco como você mano !
Te conhecer foi pura graça de Deus pra mim.

"Bizarrices evangélicas" - 8


Passando pelo centro da cidade de Americana, vi essa faixa.
Não resisti, dei a volta no quarteirão com o carro, a Gí me passou a máquina e tiramos a foto.
Esses caras não tem limites!!
Fiquei imaginando a fila pra comer o bolo consagrado da multiplicação do R.R. Soares.
Que circo !
Que tosco !
Quanta tristeza!
E infelizmente, isso não é mais novidade faz tempo.

Conselho de amigo



Na vida, prefira o instante ao desejo.

Na decisão, prefira a integridade ao sucesso.

Na comida, prefira a qualidade à quantidade.

Na poesia, prefira a lágrima à galhofa.

Na conversa, prefira a ferida à pieguice.

No sexo, prefira o chamego ao desempenho.

Na escrita, prefira a metáfora ao adjetivo.

Na corrida, prefira a distância à velocidade.

Na viagem, prefira o rosto à paisagem.

Na sala, prefira a discrição à gabolice.

Na igreja, prefira o silêncio ao barulho.

Na fé, prefira a dúvida à certeza.

Na prece, prefira a intimidade à imploração.


(Ricardo Gondim)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O choro da minha alma.


A minha alma tem tédio da minha vida, darei livre curso a minha queixa, falarei na amargura da minha alma (Jó 10:1)

Nesta quarta-feira senti no fim do dia como se minha alma estivesse em pranto.

Muitas lembranças e com eles sentimentos tomaram conta da minha alma.


Houve um tempo em que me sentia livre, forte, jovem.
Sentia como se pudesse fazer qualquer coisa.

Ilimitado, sonhador e cheio de energia mergulhei de cabeça, com toda empolgação em tudo o que acreditava ser certo.
Coloquei meu coração Fui precoce, precipitado, impulsivo, intenso.

Hoje me peguei lembrando de quando fiz 18 anos. Puxa, como me senti feliz aquele dia!

Não me importava muito com a meditação e sim com a ação. Atitude óbviamente normal de acordo com o setênio em que estava..

O fato é que me encontro hoje, irreversivelmente comtemplativo e cheio de introspecções.

Chego portanto hoje a seguinte constatação: Estou me tornando melancólico. Cada vez mais.

Cada vez mais me distancio daquela senssação de onipotência, e encaro minha decadência inevitável.

Não há como blindar o coração . Sinto-me mais vúlneravel cada dia.

A felicidade é passageira e por isso tão preciosa? Quem tentar segura-la se frustrará? Ela é tão frágil que se esgarça? Ela só tem permanencia na memória?

Somos felizes a medida que guardamos o que nos marcou um dia?


Simplesmente não consigo anestesiar minha alma e deixar de pensar nisso.

Não consigo deixar de pensar em como minha vida já foi mais simples. Não consigo deixar de pensar nas mágoas e decepções que causei.

Será que seria feliz se fosse mais ingênuo, menos reflexivo e me condenasse a ignorância?

O que fazia Jesus feliz? Como pósso tentar imitá-lo?

Será que conviver com pecadores fazia Jesus mais feliz? Mesmo sendo alvo dos religiosos que o mataram?

Ou Ele abriu mão de sua felicidade aqui em nome de sua bondade?

Não tenho essas respostas, nem a pretensão de te-las. Mas tenho um plano, ele é bem simples na verdade.

Nunca mais quero encenar perfeição. Nunca mais quero pousar de triunfante, nem tolerar a "cretinice gospel".
Vou bater no peito diante de Deus assumindo que sou um farsante, vaidoso e instável.
e seguir pela vida com um coração simples e sem grandes arroubos como antes.



Quem sabe haverá esperança ...





Em tudo isso, e mesmo com a alma em pranto, sei que Jesus é o companheiro de todos os momentos.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei... (Salmos 42:5)

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Bizarrices evangélicas - 7 (Vote aqui no melhor de 2007!)


Como bem sabemos o “mundo crente gospel” brasileiro é um grande circo, tem muita palhaçada e sinceramente fica até difícil escolher quem dá o “melhor show”.
Mas como os ditos “líderes” desse meio dão TANTO valor aos “títulos” alguém vai ter que levar esse:
O melhor representante do Circo Gospel Brasileiro” do ano de 2.007.
Eu tive um certo trabalho pra separar os “feitos”, foram tantos, muita coisa ficou de fora mas peguei os fatos que atingiram mais gente, os que ganharam mais destaque por atingir o meio de forma geral nesse ano. Tive o trabalho de colocar as fontes, para que vc confira com seus próprios olhos e ouvidos.
O objetivo da votação é de PROTESTO(ainda que seja pequeno).
Durante esse ano me recusei, e pela graça de Cristo e sua simplicidade continuarei me recusando a aplaudir esse "invangélio" que tem sido pregado.
Analise o “show” que cada um dos concorrentes dessa votação deu, e faça sua escolha.
Deixe seu voto no espaço reservado aos comentários, logo abaixo desse post.
1 - Prenda-nos se for capaz - O casal Hernandes foram presos em 8 de Janeiro, no aeroporto de Miami, tentando entrar nos EUA com US$ 56.500, tendo declarado apenas US$ 10 mil. Alguns dólares estavam escondidos dentro da Bíblia. No Brasil o casal responde processo por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato.fonte: Guia do Imigrante
2 - De "MALA" cheia - Bíblia de estudo: Batalha Espiritual e Vitória Financeira, vendidas por 10 x R$ 11,94 (cada), ou com 25 % de desconto em duas de R$ 45, 50 (cada). Silas Mala'faia faz declarações alegando que no fundo todos querem dinheiro, logo estariam sendo hipócritas ao critica-lo pelo lançamento da Bíblia. A Bíblia é vendida em várias cores, e contém o símbolo do dinheiro indicando os ver. “chave” para o “estudo” sobre a tal vitória financeira.
3 - Quem quiser que cante "Restitui" - Alguns componentes do Toque no Altar deixaram o grupo para montar um outro ministério chamado "Trazendo a Arca". Entre esses componentes estavam os dois vocalistas: Davi Sacer e Luiz Arcanjo.
A rebeldia dos integrantes fez com que Maurício Soares, Diretor Executivo da Toque no Altar Music, expusesse um comunicado no site da “igreja” deixando CLARO os contratos jurídicos dos “adoradores”. Estas pessoas, de acordo com contrato juridicamente firmado com o Toque no Altar Music estão legalmente impedidas de: A - participarem de eventos, mesmo que sob outro nome artístico diferente de "Toque no Altar"; B - interpretarem as canções do “Toque no Altar”; C - participarem de programas de Rádio, TV ou outros órgãos da imprensa e, D - utilizarem o nome e/ou a marca “Toque no Altar” para quaisquer fins, mesmo que para a mais singela referência.

4 - Lion mania - “Um cântico espontâneo sobre o Cordeiro e o Leão marcou para sempre a minha vida”. Essas foram às palavras de Ana Paula Valadão, líder do Diante do Trono, após uma apresentação em Anápolis, em maio desse ano onde ela andou de 4 dizendo imitar um leão. Ainda em sua “lion mania”, APV causa polemica ao declarar em seu Blog que havia dado um leão de madeira ao seu pai, e que o presente ministrava só de olhar, criticada por alguns a “pastora” simplesmente apagou sua declaração do Blog, só alguns dias depois voltou a falar no assunto, sem muito “sucesso”. APV, tb declarou que pela primeira vez compôs uma canção para Satanás, no seu show no RJ ela encena uma coreografia onde “luta” com o diabo, fez várias declarações em um dos Blogs sobre a gravação no RJ onde distribuiu falsas profecias em relação ao local da gravação.
fonte: Vídeo - APV imitando leão Leão de madeira - O Possível e O Extraordinário Declaração sobre a música e entrevista da gravação no RJ - Biblical,fonte: blog Frenesy