terça-feira, 31 de julho de 2007

"Bizarrices evangélicas- 3 (Digam: Graça$ a Deu$ !!)"







Arquitetura : Normando, barroco e neoclássico
O mix de estilos da casa que Edir Macedo, da Igreja Universal, está construindo em Campos do Jordão




José Edward, de Campos do Jordão
Fotos Marcos Fernnades/Ag. Luz


Acima, uma das fachadas do refúgio do bispo: quatro andares, 35 cômodos e elevador panorâmico. Abaixo, o jardim inspirado no do Monte das Oliveiras, em Jerusalém
O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, está construindo um paraíso na terra.




Trata-se de uma casa de 2.000 metros quadrados, localizada em Campos do Jordão, o refúgio de inverno dos paulistas ricos. A casa, que deve ficar pronta dentro de dois meses, é avaliada em 6 milhões de reais. VEJA visitou os 35 cômodos do imóvel, distribuídos em quatro andares. Ao todo, são dezoito suítes, todas equipadas com banheiras de hidromassagem. A maior delas, a do bispo, tem 100 metros quadrados, sauna e uma banheira suficiente para seis pessoas. Por meio de uma escada de seu quarto, Macedo terá acesso a um mirante do qual se descortina uma vista aprazível da cidade. De lá, ele também poderá apreciar uma réplica do jardim do Monte das Oliveiras, em Jerusalém, onde Jesus Cristo foi preso pelo Sinédrio judaico. A casa conta, ainda, com adega, sala de cinema, quadra de squash e elevador panorâmico.




O projeto é um mix de estilos europeus devidamente tropicalizados. Os arquitetos mesclaram linhas normandas, típicas das construções de Campos do Jordão, com elementos neoclássicos e barrocos. O telhado pontiagudo eleva-se com molduras neoclássicas. As sacadas têm balaústres barrocos. Colunas gregas, de capitéis improváveis, ladeiam os portais da casa. Alguns tetos foram forrados com gesso, em que se destacam motivos florais. Outros foram enfeitados com detalhes de madeira. O piso das salas e das áreas de passagem dos andares superiores é de mármore botticino – 600 metros quadrados da pedra foram importados da Itália, a um custo estimado em 240.000 reais.



No andar térreo e nas calçadas dos jardins optou-se por uma alternativa mais em conta: o granito brasileiro do tipo capão bonito. Como o terreno de 8.000 metros quadrados é muito acidentado, o acesso à rua se dá por duas passarelas suspensas. Juntos, esses pequenos viadutos têm 200 metros de extensão e atravessam o jardim do Monte das Oliveiras e se sobrepõem a um espelho-d'água. Um muro de 5 metros de altura resguarda a privacidade de Macedo. Ele foi recoberto com pedras-madeira de cor ocre, semelhantes às das ruínas de Jerusalém. O material foi transportado por vinte caminhões do Rio de Janeiro, onde é produzido, até Campos do Jordão.

O líder da Universal já era proprietário de um recanto em Campos do Jordão. Num terreno de 4.000 metros quadrados, contíguo ao da nova casa, há uma outra de quinze cômodos e seis suítes, adquirida por 600.000 dólares em 1996. Quando a construção terminar, a casa mais modesta será usada como ponto de apoio. Ela dispõe de academia de ginástica e de um heliponto, que, agora, está sendo ampliado. No momento, é mais usado por Ester, a mulher do bispo, que vai de helicóptero supervisionar a obra. Macedo aparece com menos freqüência. Por vezes, Ester tem a companhia do senador Marcelo Crivella, sobrinho e herdeiro do bispo. As visitas do casal Macedo são as únicas ocasiões em que os 180 operários das cinco empresas envolvidas na obra param de trabalhar. Só engenheiros e arquitetos podem continuar no local quando os proprietários estão lá. O bispo pressiona as empreiteiras a entregar a casa até o fim de julho, quando serão comemorados os trinta anos da Igreja Universal. Como o cronograma está atrasado, eles trabalham doze horas por dia de segunda a sábado. No aniversário da igreja, Macedo pretende abrir as portas do seu reino particular aos bispos mais próximos. Será uma celebração à riqueza material, que, de acordo com a teologia dessa corrente evangélica, é uma dádiva de Deus.
Cesar Itiberê/Folha Imagem

quinta-feira, 26 de julho de 2007

"Namoro de Crente"

Namoro cristão pode não dar certo? Bem, se não der, existem alternativas chavão que as meninas acabam usando. Pobres meninos!

1.Presbiteriana: “vamos continuar orando, se Deus quiser mesmo, acabaremos juntos”

2.Metodista: “não sei é a vontade de Deus, mas não é a minha”

3.Assembleiana: “o Senhor me revelou que você não é meu escolhido”

4.Católica: “vou me casar com Jesus!”

5.Universal: “ore a respeito, e se não ficarmos juntos, é porque você não teve fé o suficiente”

6.Batista: "Precisei tomar uma decisão a respeito"

7.Adventista: "Você vai ficar bem, Jesus já está voltando"

8.Internacional da Graça: "Nâo posso mais dedicar tempo pra você, porque es-tou se-guin-do / a Je-sus Cris-to..."

"Bizarrices evangélicas- 2 ( Chavões Show da Fé)"

1. Mensagem comprida, e recheada de pontes do antigo testamento pra hoje !!

2. Cantores gospel fazendo o "intervalo musical", vendendo CDs.

3. Orações igualmente compridas.

4. "Palmas pra Jesus".

5. Alguém sempre é curado da dor de cabeça.

6. Alguém sempre pode mexer o braço melhor do que antes.

7. Alguém sempre tem um caroço.

8."Es-tou se-guin-do, a Je-sus Cris-to..." (marcando bem cada sílaba)

9. R.R.Soares

10."S" final meio assobiado (ex.: JesuSS/CruSS/luSS)

11.Depoimentos com a música instrumental da trilha do filme "Proposta Indecente"

12."Quem vem cantar pra nós hoje?"

13. Ajude a manter este programa

14. Eu vim pra cá com (dor de cabeça/dor no braço/reumatismo/unha encravada) e agora, após a (oração/bênçao/unção) já me sinto curado(a).

"Bizarrices evangélicas" - 1


Pra quem acha que viu de tudo!!







Igreja a Serpente de Moisés, a que Engoliu as Outras (Rio de Janeiro - RJ) • Assembléia de Deus com Doutrinas e sem Costumes (Rio de Janeiro - RJ) • Igreja Pentecostal Assembléia dos Santos (Rio de Janeiro - RJ) • Igreja Pentecostal da Unificação em Jesus Cristo (Rio de Janeiro - RJ) • Templo Evangélico da Sétima Trombeta (Rio de Janeiro - RJ) • Igreja Primitiva do Senhor (Campos - RJ) • Igreja Evangélica Universal Jesus Breve Vem (Vilhena - ES) • Igreja Pentecostal Monte da Obra Missionária (Jaru - RO) • Igreja Pentecostal Remidos do Senhor no Brasil (Pimenta Bueno - RO) • Igreja de Jesus Cristo no Universo (Porto Velho - RO) • Assembléia de Deus da Reforma Universal (Porto Alegre - RS) • Tabernáculo o Senhor é Meu Pastor (Santana do Livramento - RS) • Catedral Evangélica Pentecostal do Grande Deus (Bragança Paulista - SP) • Congregação de Profetas Jesus Nosso Rei dos Judeus (Taubaté - SP) • Igreja Atual dos Últimos Dias (Araras - SP) • Igreja Cristã Pentecostal Universal Sarça Ardente (Cabreuva - SP) • Igreja Despertai Para Jesus (São Vicente - SP) • Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos (Itapecirica da Serra - SP) • Igreja do Evangelho Triangular no Brasil (Sertãozinho - SP) • Igreja Evangélica Ministério Cristão Fé e Palavra Pentecostal (Osasco - SP) • Igreja Evangélica Facho de Luz (São Bernardo do Campo - SP) • Igreja Evangélica Pentecostal a Tenda da Salvação (São José do Rio Preto - SP) • Igreja Evangélica Pentecostal os Mensageiros do Rei Jesus (Guaianazes - SP) • Igreja de Novo Amanhã (Canoas - RS) • Igreja Evangélica Pentecostal Primitiva Unida (Piracicaba - SP) • Igreja Pentecostal Barco da Salvação (Mauá - SP) • Igreja Pentecostal Jesus Vem e Vencerá pela Fé (São Paulo - SP) • Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo (São Paulo - SP) • Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo (São Paulo - SP) • Igreja Pentecostal Jesus Vem Você Fica (São Paulo - SP)

Igreja Lugar Forte (São Paulo - SP) • Igreja Pentecostal o Senhor Pelejará por Vós (Santo André - SP) • Igreja Pentecostal Povo de Deus Marcha (Orlândia - SP) • Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação (Presidente Prudente - SP)
Fonte: Livro "As Diferenças entre Igreja Católica e Igrejas Evangélicas" de Jaime Francisco de Moura.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

"Frei Betto"


O Blog é novo.


A proposta é falar de espiritualidade sem alienação e nem evangeliquês.

Decidi além de escrever, postar textos que acredito valerem a pena.

Segue abaixo, texto bélissimo que verbaliza um pouco do que penso sobre o assunto!


Aproveite.


"Creio no Deus desaprisionado do Vaticano e de todas a religiões existentes e por existir. Deus que precede todos os batismos, pré-existe aos sacramentos e desborda de todas as doutrinas religiosas. Livre dos teólogos, derrama-se graciosamente no coração de todos, crentes e ateus, bons e maus, dos que se julgam salvos e dos que se crêem filhos da perdição, e dos que são indiferentes aos abismos misteriosos do pós-morte.
Creio no Deus que não tem religião, criador do Universo, doador da vida e da fé, presente em plenitude na natureza e nos seres humanos. Deus ourives em cada ínfimo elo das partículas elementares, da requintada arquitetura do cérebro humano ao sofisticado entrelaçamento do trio de quarks.
Creio no Deus que se faz sacramento em tudo que aproxima, atrai, enlaça, abraça e une – o amor. Todo amor é Deus e Deus é o real. Em se tratando de Deus, bem diz Rumî, não é o sedento que busca a água, é a água que busca o sedento. Basta manifestar sede e a água jorra.
Creio no Deus que se faz refração na história humana e resgata todas as vítimas de todo poder capaz de fazer o outro sofrer. Creio em teofanias permanentes e no espelho da alma que me faz ver um Outro que não sou eu. Creio no Deus que, como o calor do sol, sinto na pele, sem no entanto conseguir fitar ou agarrar o astro que me aquece.
Creio no Deus da fé de Jesus, Deus que se aninha no ventre vazio da mendiga e se deita na rede para descansar dos desmandos do mundo. Deus da Arca de Noé, dos cavalos de fogo de Elias, da baleia de Jonas. Deus que extrapola a nossa fé, discorda de nossos juízos e ri de nossas pretensões; enfada-se com nossos sermões moralistas e diverte-se quando o nosso destempero profere blasfêmias.
Creio no Deus que, na minha infância, plantou uma jabuticabeira em cada estrela e, na juventude, enciumou-se quando me viu beijar a primeira namorada. Deus festeiro e seresteiro, ele que criou a lua para enfeitar as noites de deleite e as auroras para emoldurar a sinfonia passarinha dos amanheceres.
Creio no Deus dos maníacos depressivos, das obsessões psicóticas, da esquizofrenia alucinada. Deus da arte que desnuda o real e faz a beleza resplandecer prenhe de densidade espiritual. Deus bailarino que, na ponta dos pés, entra em silêncio no palco do coração e, soada a música, arrebata-nos à saciedade.
Creio no Deus do estupor de Maria, da trilha laboral das formigas e do bocejo sideral dos buracos negros. Deus despojado, montado num jumento, sem pedra onde recostar a cabeça, aterrorizado pela própria fraqueza.
Creio no Deus que se esconde no avesso da razão atéia, observa o empenho dos cientistas em decifrar-lhe os jogos, encanta-se com a liturgia amorosa de corpos excretando sumos a embriagar espíritos.
Creio no Deus intangível ao ódio mais cruel, às diatribes explosivas, ao hediondo coração daqueles que se nutrem com a morte alheia. Misericordioso, Deus se agacha à nossa pequenez, suplica por um cafuné e pede colo, exausto frente à profusão de estultices humanas.
Creio sobretudo que Deus crê em mim, em cada um de nós, em todos os seres gerados pelo mistério abissal de três pessoas enlaçadas pelo amor e cuja suficiência desbordou nessa Criação sustentada, em todo o seu esplendor, pelo frágil fio de nosso ato de fé.
Frei Betto"

"Identidade"


Apresentei-me á recepcionista da empresa e disse: Sou Rubem Alves. Tenho uma entrevista marcada... Ela me olhou e perguntou: De onde? Levantei o meu braço em curva e, com o indicador, apontei verticalmente para o cocuruto da minha cabeça e lhe disse: Daqui! Ela ficou espantada, achou que eu fosse louco. Essa pergunta, de onde?, que dizer: De que empresa? E traduzida em linguagem mais clara significa o seguinte: O senhor como indivíduo não existe. Mas o senhor passará a existir para a minha empresa quando disser o nome da empresa em que o senhor se encontra plugado. Acho que nunca passara pela cabeça da recepcionista que houvesse pessoas que não estivessem plugadas a empresas, cuja identidade não dependesse do onde. Essa é a norma, ao telefone. Quando a inocente telefonista ( inocente porque esse procedimento lhes foi ensinado) me faz a pergunta de praxe eu lhes respondo: “De onde? Da rua Frei Antônio de Pádua 1521”. Ela se embaraça. E eu, de maldade, acrescento: “É no bairro Guanabara, Campinas...” Elas não são culpadas. Disseram a elas que fizessem assim. Mas essa simples pergunta revela um horror: vivemos no mundo em que as pessoas deixaram de existir como pessoas. Essa é a tragédia dos aposentados: estão desplugados de empresas. Portanto não existem. (Rubem Alves)

sexta-feira, 20 de julho de 2007

"Não existiria som, se não houvesse o silêncio"



“O Brasil se sente órfão pelo silencio do chefe da nação, alguém seqüestrou o maior líder popular que o Brasil já teve”
(Jorge Bastos Moreno-Jornal o Globo)

Extra, extra, o presidente vai falar!!!


Quantos dias depois da tragédia mesmo??!!!

Nosso digníssimo presidente, o sr. Luís Inácio Lulla OMISSO da Silva

(o mesmo q mandou tirar do site da CBN a matéria do Arnaldo Jabour ferindo o direito constitucional de liberdade de imprenssa e expressão)
Falará a nação.


Mas compreendam o Lula pessoal, afinal ele tinha um problema de saúde muito sério que não dava pra esperar. Ufa , me sinto aliviado que nosso presidente , saiu ileso, são e salvo de sua cirurgia pra tirar um “terçol” do olho. Agora a nação póde respirar em paz!


E recuperado, vai pra TV.
Não é ironico que o primeiro a se manifestar, prestando condolências as familias das vitimas tenha sido uma autoridade "Argentina"?
Um senhor, pai de uma vitima, dizia pra reporter que o entrevistava, que só tinha informações pelas matérias televisivas, dos diversos telejornais que ele assistia na TV do Hotel.
Um outro parente de uma das vítimas, que tem tambem cidadania francesa, dizia numa entrevista, que o governo da França ja havia se comunicado com ele, mostrou na reportagem da rede record, na porta do Hotel em São Paulo onde está hospedado, uma carta com telefones, e serviços do governo Francês a sua disposição, além de manifestar pesar pelo ocorrido.
Mas em terras tupiniquins...

Ah, é claro, o terçol, ele precisava tirar o terçol primeiro. Aparecer na Tv com “Terçol” num pega bem né? .

Mas, enfim, como disse um de seus ministros: "Os eleitores do presidente não andam de avião."


Hoje pela manhã, assisti o “Bom dia Brasil”. E pude ver mais uma cena patética de Brasília.

Depois da ridícula “dança da pizza”(também conhecida como dança da impunidade, ou dança da “Moral Torta”) da deputada Ângela Moraes Guadaguinim (PT), da aula-entrevista de sexologia com nossa ministra sexóloga,( que falou até que trocou de time por causa do namoradinho, óóó que meigo, só não falou do problema) “Marta Relaxa e Goza Suplicy “(PT)

(agora entendo porque o mimado playboy “Supla”, tadinho do papito, é um eterno "moleque quarentão"!).


Surge agora mais uma expressão corporal em Brasília.


O mais antigo assessor da presidência, Marco Aurélio Garcia (assessor de assuntos internacionais) foi filmado fazendo gestos obscenos com seu amiguinho em seu gabinete.


É uma festa só. Afinal de contas a proposta política do Lula é pros “companheiros”.


Até o presidente da Infraero me saiu com essa pérola: “Avião seguro, é avião no solo”!


Na verdade, não foi o gesto que me deixou chocado. Já to me acostumando com as “performances circenses” dos nossos representantes.


O que me deixou boquiaberto, foi o “dito cujo” declarar na entrevista, que o governo num tem culpa de nada no assunto da crise do apagão.

Olha o que o sujeito falou:

“sem nenhuma investigação, ou parecer técnico consistente, importantes setores dos meios de comunicação não hesitaram, poucas horas depois do acidente, em lançar sobre o governo a responsabilidade da tragédia de São Paulo, como já haviam feito anteriormente com a queda do avião da Gol. Os novos fatos mereceriam ao menos o reconhecimento de que houve precipitação e desinformação da opinião pública”.

Putz, não acreditei !!!



É cinismo ou desinformação?

Eu, um pobre mortal, morador da periferia da zona leste de São Paulo, não posso ser mais informado que um ministro do presidente. É muita pretensão. Mas o pouco que sei, é suficiente pra me deixar com ojeriza disso tudo. Quer saber porque?

Primeiro: O apagão aéreo não foi uma surpresa. Há pelo menos quatro anos, já tinha sido previsto pelo Ministério da Defesa. O corte de investimentos denunciava o que estamos vendo hoje: falta de infra-estrutura para um mercado que cresce a toda velocidade. Em três anos, o movimento dos aeroportos cresceu 40%. As verbas diminuíram. Falta dinheiro? Gerenciamento?

Segundo: O então ministro da Defesa, José Viegas , ainda fez um alerta. Em uma resolução do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), em outubro de 2003, ele disse: “A diminuição dos recursos aplicados nessa atividade produz reflexos na própria segurança dos vôos, podendo acarretar a degradação do sistema”. ( O cara é vidente??)

Terceiro: O ministro não foi atendido.(Surpresa pra alguém??) Nos anos seguintes, a Aeronáutica pedia mais verbas, e o governo cortava.


De acordo com um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), o governo deixou de repassar a Força Aérea mais de R$ 500 milhões nos últimos três anos. Neste mesmo período, segundo a Infraero, o movimento nos aeroportos do país subiu 40% e chegou a 100 milhões de passageiros por ano.

Quarto: Ainda em 2005, a Aeronáutica alertava para o risco de atrasos e congestionamentos nos principais aeroportos caso o governo bloqueasse o dinheiro no ano seguinte. Foi exatamente como aconteceu.

Quinto: Vai rolar uma reunião extraordinária: a do Conselho de Aviação Civil, de que participam também a ministra do Turismo (aquela, do “relaxa e goza”), o da Defesa e o das Relações Exteriores, entre outros.


Na pauta, está também examinar e aprovar relatórios de 2006, 2005 e 2004, o que mostra o interesse deles pela crise aérea. Traduzindo: Se não tivesse acontecido essa tragédia, tudo tava na mesma, porque desde 2004, os caras não se reúnem pra examinar os relatórios!!
Hoje o Lula-lá, irá anunciar medidas tomadas por essa turminha.

Sexto: Olha o que fizeram, Jogaram R$ 200 milhões nas reformas e deixaram o principal por último: as pistas. Depois de 200 mortos, falam em mudanças, como falaram depois dos 154 mortos do avião da Gol.


Sétimo e pior: Nos próximos quatro anos, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimentos de R$ 3 bilhões em 20 aeroportos. Mas analistas em aviação civil estimam que seriam necessários cerca de R$ 40 bilhões. Avaliam que o governo não tem condições de acompanhar o crescimento do setor.
Meu Deus....será que não vai acabar nunca??
Me lembrei do Renato Russo agora:
Terceiro mundo se for piada no exterior, mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas, dos nossos índios num leilão.Que pais é este?

Mas todo problema acabou, o Lula chegou!! E os "companheiros" dele também! A luta continua !!


Que opção temos sem Lula "Tabajara" e os companheiros? A oposição?Huuum deixa eu pensar...Clodovil, Frank Aguiar, Paulo Maluf...não esses não....ah já sei, os "Deputados evangélicos", bispos e pastores....huuum, tb não dá, esses são muito...como direi...Sangue sugas.
Aliás, como comentei na postagem anterior, as manifestações solidárias ja começaram, e adivinha quem estava no local do acidente hoje a tarde com flores, orações e olhos molhados chorando com os que choram? Os evangélicos? Claro que não, ao contrário de Jesus eles não se horizontalizam, não se misturam com os que pensam diferente, como os padres que estavam lá hoje a tarde. "Irmão" parece ser, só quem é da mesma denominação.
Achei bonito a judoca Edinanci Silva que conquistou ouro nesta tarde, gritar apontando para o alto :- Essa medalha é sua Senhor!! Mas achei mais bonito ainda quando em entrevista, ela falou pouquissimo de sua vitória e entre lágrimas que se esvaiam de seu rosto ela dedicava sua vitória as familias das vitimas e demonstrava total comoção e conexão pelo ocorrido.
Atitudes assim de compaixão e total identificação e empatia, isso me lembra Jesus. Acho que "Ele" interromperia qualquer culto e agenda, pra sentar do lado de um pai, que perdeu um filho no acidente e abraça-lo, ou pra estar hoje lá na porta do prédio da TAM, deixando flores e consolando os que lá estavam com dor dilacerante suas almas. "Ele" é socorro presente na angústia. Jesus, só sendo divino, pra ser tão humano. Isso sim é culto.
Sei que há excessões e gente séria nesse meio que se comove com tudo isso, e apesar da proposta do blog ser de sempre postar assuntos sobre espiritualidade, não é esse o asunto agora, e eu continuo chocado pelo descaso e falta de manifestação solidária dos "Crentes da Marcha pra Jesus", esses caras nunca interroperiam suas agendas, pra sentar ao lado de um parente das vitimas, nunca levaria flores lá, afinal eles tem de gerenciar o "Bussines de Deus" aqui na terra.


Esquece, o jeito é “relaxar” em nossos sofás e assistir nosso presidente "Jacu" falar na TV, e sem terçol !

quinta-feira, 19 de julho de 2007

"Luto"


Será q Deus vacilou? Piscou?
O UOL noticiava ontem que um pai de santo disse que teve uma premonição e por isso não pegou o avião para São Paulo.
Enquanto isso, Luiz Antonio Rodrigues da Luz, de 47 anos pastor da Assembléia de Deus em Ivoti no Rio Grande do Sul, é uma das vitimas e deixa seus três filhos.
E o que dizer de crianças de 02 e 03 anos que estavam com a familia?
Pouco tempo atrás, cento cinqüenta e quatro brasileiros morreram em pleno ar, tendo seus corpos mutilados, queimados, lançados pelos ares numa floresta. Não vi a Justiça fazer justiça e ainda tive que agüentar uma Ministra "Tabajara" dizer a todos nós para “relaxar e gozar”.
Pensei em presenteá-la com um objeto ao qual ela poderá fazer isso consigo própria sempre que desejar.
É o Pan-descaso na terra do Pan-americano.
Mais de duzentos, outros, brasileiros morreram numa temperatura de 1000ºC.
É adivinha o que aconteceu com o avião que sairia as 06:30 da manhã de Porto Alegre, trazendo os familiares das vitimas pra um hotel de São Paulo? Atrasou claro !
Nenhuma autoridade teve coragem ou foi homem suficiente de colocar a cara na TV, ao menos pra lamentar o ocorrido, nem o nosso presidente tambem "tabajara".
Enquanto isso a líder da Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, dedicou na tarde desta quarta-feira (18) um momento de silêncio entre os legisladores americanos em homenagem às vítimas do vôo 3054 da TAM.
Em pleno Pan-americano, temos um Pan- demonio.
Respostas? Não as tenho, nem tenho pretensão de ter.
Só nos resta chorar.
Lamento profundamente a perda dessas vidas.
Fico revoltado com o descaso das igrejas .
Hoje mesmo, enquanto dirigia escutava algumas rádios evangélicas e não vi "ninguém" desses renomados "almofadinhas gospel", ou super pastores de igrejas imbativeis, não escutei nenhum deles chorando, lamentando pelas familias nem por ninguem.
Apenas a mesma ladainha de sempre, vendendo suas imagens, anunciando cultos de vitória e campanhas. Mas tudo bem, os espíritas, ateus, artistas, padres, estudantes, professores, intelectuais sempre fazem algum movimento, abaixo assinado, passeata, manifestação, sempre mostram sua cara e voz nas ruas. Enquanto isso a igreja evangélica continua, indiferente na sua sub-cultura doente e cheia de excentricidades, prometendo cura pra quem pagar o "carne de Gideão" como escutei hoje no rádio.
Ainda bem que Jesus de Nazaré não é evangélico, ou cristão.
Que o Senhor conforte cada familiar e amigo.

"Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento...Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso. Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles" (Eclesiastes 9 v. 2,11-12).
Se há tempo para o riso e tempo para o choro, esta semana é a do pranto.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Oração:


Não é preciso acreditar em Deus para orar. A mãe que arruma o quarto para o filho que já morreu está orando. Ela ora diante de uma ausência. As ausências são a morada dos objetos amados que se perderam no tempo. Oração é a saudade transformada em poema. Oração é o suspiro da criatura oprimida. (Rubem Alves)